Um aliado na sua dieta: Aveia

A aveia é um dos cereais mais saudáveis encontrados, pois ela é fonte de vitaminas, minerais e fibras e essenciais para uma vida saudável. Destaca-se também o seu teor e qualidade protéica, variando de 12,40 a 24,50% no grão.

Ela naturalmente não possui glúten, porém normalmente é processada nos mesmos locais do trigo, sendo “contaminada” com o mesmo. Para quem é celíaco, vale ler o rótulo da embalagem para verificar se a aveia possui glúten em sua composição.

Além da aveia ser saudável, ela pode ser incluída em quase todos os tipos de dietas de forma muito prática. O seu consumo regular ajuda a reduzir os níveis de colesterol e níveis de açúcar no sangue, protegendo o sistema cardiovascular e ajudando quem possui diabetes.

Ela também pode ser aliada em dietas de perda de peso, pois a sua fibra ajuda na sensação de saciedade, permitindo que controlemos melhor o impulso de comer.

Vamos conferir com mais detalhes as propriedades da aveia

Segundo a Tabela TACO 4ª edição de 2011 (disponível aqui), 100g de aveia contem os seguintes macro e micro nutrientes:

Fonte: TACO 4ª edição 2011

Como podemos ver a aveia é muito rica em proteínas e fibras, importantes substancias para compor uma alimentação balanceada.

A fibra alimentar solúvel da aveia é composta por beta-glucanas. Segundo estudos, a beta-glucanas presente na aveia é o principal fator contribuinte para a redução de níveis de colesterol.

Além disso, essa fibra desacelera os níveis de açúcar no sangue após uma refeição e retarda a redução do valor ao nível pré-refeição.

Isso porque quando ingerimos aveia, as fibras formam um gel que torna o conteúdo do estômago e do intestino delgado mais viscoso.

Com isso, a digestão é retardada e a captação de carboidratos na corrente sanguínea demora mais, evitando grandes flutuações nos níveis de açúcar no sangue. (Fonte: Revista Fi).

Receita

Que tal aproveitar os benefícios da aveia com essa receita de cookies fits? Os cookies  podem ser utilizados como refeição intermediaria (lanche) ou para substituir um doce. Você pode comer sem culpa e adicioná-los a dieta, pois todos os ingredientes são de qualidade e sem adição de açúcar.

Veja a matéria completa aqui.

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