Os benefícios de se hidratar

Você sabe a importância de se hidratar adequadamente? Parece até uma coisa boba, mas é fundamental para nosso bem estar e para um vida saudável. Veja nesse post os benefícios de se hidratar bem e dicas de como fazê-lo.

Primeiro, vamos entender em que processos a água está envolvida em nosso organismo e o que a sua falta ocasiona. Nosso corpo é basicamente constituído de água, são aproximadamente 60% dos tecidos formados por água. Dentre os tecidos, cerca de 75% do um músculo é composto por água, o sangue por sua vez contém 95% de água, a gordura corporal 14% e o tecido ósseo 22%.

Por isso não é de se estranhar que a hidratação é fundamental para o funcionamento do corpo. A falta desse líquido pode causar a famosa desidratação. Com a redução de água, aumenta a viscosidade do sangue, fazendo com que o coração tenha que realizar maior trabalho para bombear o sangue pelo organismo. Os principais sintomas da desidratação são:

  • Pele seca
  • Dor de cabeça
  • Prisão de ventre
  • Tonturas ou vertigens
  • Dor de cabeça
  • Fadiga
  • Sonolência ou cansaço
  • Diminuição da produção de urina

Em casos severos a desidratação pode levar a convulsões, hipertermia, queda de pressão, perda de consciência, parada respiratória e morte. Sabendo agora da importância da água, vamos conhecer os benefícios de nos mantermos hidratados e algumas dicas de como fazer.

Benefícios da hidratação

  • Elimina toxinas: Beber água em pouca quantidade e várias vezes ao dia é muito bom para a eliminação de toxinas do organismo. Nosso corpo está constantemente formando toxinas provenientes da atividade metabólica.  O meio de transporte dessas toxinas é o sangue. Quanto maior a quantidade de água, maior é a fluidez do sangue e mais rápida é a resposta do organismo para eliminar essas toxinas através da urina. Por isso, quer algo detox? nada é melhor que a ÁGUA!
  • Diminuição de peso: A água é fundamental para qualquer dieta que esteja executando. Isso porque todos os processos metabólicos ocorrem com a presença da água. Síntese proteica, recuperação muscular, recuperação de tecidos, digestão, divisão celular… Em dietas cetogênicas, ainda ocorrem maior geração de metabolitos da degradação proteica, sendo muito necessário a sua eliminação através da urina, que sem a água, não é produzida. Além disso, ao ingerirmos líquidos frequentemente, conseguiremos manter o estômago relativamente preenchido. Isso significa maior saciedade e, por sua vez, menor comida ingerida.
  • Ajuda em dores de cabeça: Alguns sintomas de dores de cabeça ou enxaqueca podem ser aliviados com o consumo de água frequente, Isso porque a hidratação auxila a circulação sanguínea. Com o sangue fluindo mais facilmente, há uma menor tensão nos vasos capilares e menor pressão que acarreta as dores de cabeça.
  • Pele rejuvenescida: O líquido também auxilia na reposição de vitaminas para a conservação dos seus tecidos e consequentemente da sua pele. O consumo a longo prazo pode fazer a grande diferença para o corpo.

Dicas para se hidratar

A ideia é não tomar água apenas quando está com sede, mas sempre ter o habito de tomar água ao longo do dia.

Para isso é fundamental que você tenha água disponível e de fácil acesso. Eu sempre levo uma garrafa para o trabalho com água e vou tomando ao longo do dia. Antes de eu adotar esse habito eu não sentia necessidade de tomar água. Provavelmente, meu corpo estava habituado a ficar sem água. Aos poucos fui inserindo água ao longo do dia. Quando estava no trabalho tinha uma garrafa de fácil acesso na minha mesa. Quando eu saio de casa e sei que não vou conseguir água fácil, eu levo uma garrafa em uma mochila pequena.

Nunca fique sem água por perto! Ela tem que estar ao alcance de suas mãos a todo o tempo. Só assim você cria consegue se policiando para ir bebendo aos poucos.

Agora que estou acostumado a beber água, se eu ficar no trabalho sem minha garrafa de água, meu corpo sente muita falta de se hidratar. Eu tenho que constantemente ir buscar água.

Então, se você ainda não possui o habito, vá introduzindo alguns goles de água durante o dia. Você pode até baixar um aplicativo no celular ou computador que te lembra de tomar água. Depois de algum tempo, seu próprio corpo irá te lembrar que está na hora de se hidratar!

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