Saiba como congelar seus alimentos

Congelar alimentos faz perder os nutrientes?

Como fazer para consumir alimentos mais saudáveis, frescos e não deixar eles estragarem na gaveta da geladeira? Muitas pessoas deixam de consumir vegetais por não saber como conservar os alimentos e temem que os alimentos congelados perdem os nutrientes. Esse é só mais um dos MITOS sobre alimentação.

Existe uma Fundação de Congelados The Frozen Food Foundantions, é uma ONG americana que se dedica a estudos científicos e orientação à população sobre o benefício dos alimentos congelados. Em um dos estudos eles analisaram algumas frutas e vegetais em três condições: frescos, congelados e armazenados cincos dias na geladeira. Eles viram que os alimentos congelados têm o mesmo valor nutricional dos alimentos frescos, e os alimentos congelados apresentaram maiores quantidades de vitaminas (A e C ) comparados aos alimentos armazenados na geladeira. O presidente da ONG – Kraig Naasz – diz: congelar o alimento é dar um pause na natureza.

Então quando congelamos mantemos os nutrientes mais próximos do natural, por isso utilize sempre os alimentos mais frescos para congelar.

Congelando as refeições em marmitas

Vou falar um pouco como congelar marmitas. Isso é muito importante para conservar os nutrientes e o sabor delas. Todas as receitas do blog são pensadas de forma a oferecer uma refeição equilibrada e nutritiva para sua rotina.

Nossas marmitas são porcionadas para possuírem: o prato principal (nesse caso é a proteína da refeição), acompanhamento (arroz, macarrão, purê entre outros), guarnição ( legumes, vegetais).

Caso sobre algum alimento que você não utilizou nas marmitas, você pode congela-los separadamente. Para isso, confira como realizar o branqueamento dos alimentos.

Para nós funciona muito congelar nossas refeições, já contamos antes no post sobre marmitas como é prático chegar em casa depois de um dia corrido de trabalho, pegar a marmita e só aquecer no microondas.

Assim garantimos que temos sempre uma refeição saudável, não tendo a desculpa do tempo de preparar a comida. Em 3 minutos temos uma refeição completa e fresquinha, além de restar só duas marmitas para lavar! Saiva como preparar marmitas nutritivas e práticas aqui.

Os temperos também podem ser congelados e tem um post especial só para eles.

Para dar um up nos seus hábitos saudáveis segue algumas dicas de como podemos congelar os alimentos:

Dicas

– Lembre-se de deixar os legumes um pouco al dente quando estiver cozinhando. Isso porque eles amaciam no processo de congelamento e quando for descongelar acabam cozinhando mais um pouquinho;

– Coloque um pouco menos de sal e especiarias na preparação, porque podem acentuar o sabor no congelamento;

– Procure fazer preparações que contenham um pouco de molho, ou estejam refogadas, assadas ou grelhadas, para que a marmita não fique ressecada;

– Deixe um espaço de sobra da borda da marmita para que os líquidos se expandam no congelamento sem vazar ou quebrar o recipiente.  

– Um alimento cru que tenha muita água em sua composição não poderá ser usado após descongelamento. Isso se deve porque quando congelamos os alimentos ocorre a formação de cristais de gelo que alteram a textura, cor e sabor dos alimentos com altas quantidades de água. Por exemplo o tomate: Neste caso o melhor é preparar o molho e congelar ele pronto;

– A batata e tubérculos em geral não podem ser congelados crus, pelo excesso de amido que contém. Eles perdem as propriedades devido a quantidade de água em sua composição. De preferência para o congelamento na forma de purê, bolinhos ou suflês;

– Leite e derivados costumam coalhar no congelamento, devido a separação da gordura dos demais compostos.

– Sugiro levar ao freezer porções pequenas, assim só vai descongelar o que vai consumir no momento. Após descongelada, não é recomendado voltar a congelar a marmita, porque isso aumenta as chances de contaminação alimentar;

No post sobre branqueamento coloco a tabelas como congelar os vegetais. Veja abaixo a tabela de congelamento dos alimentos. Assim vocês podem ter ideias do que colocar na marmita de vocês ou congelar os alimentos separadamente:

como congelar alimentos
Compartilhe com os amigos!
  • 3
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe um cometário