Pequenos hábitos grandes benefícios

Você sabia que mudar pequenos hábitos podem fazer uma grande diferença na nossa saúde?

São coisas que podemos adicionar a nossa rotina e que farão grande diferença no futuro. Veja se você já tem esses hábitos e quais você ainda pode adicionar na sua rotina.

Use a escada ao invés de elevador

Você mora em prédio? Trabalha onde tem escadas?

Sabia que incluir na sua rotina subir alguns lances de escadas por dia pode melhor muito o seu sistema cardiovasculizar?

Além disso, contribui para a circulação sanguínea, oxigenação dos músculos, além de prevenir problemas relacionados ao acúmulo de gordura nas artérias.

Não precisa subir até o 16 andar. Desça uns andares antes e suba o resto de escada. Por mais doido que isso pareça, se você não tem o costume de realizar exercícios físicos com frequência, isso pode ser um divisor de águas para a sua saúde!

Ande até o serviço

Outro habito que podemos adotar é caminhar mais. Não precisa caminhar 10km até seu trabalho, mas se você vai de ônibus pode descer uma ou duas estações antes e na volta fazer o mesmo.

Se você vai de carro veja se pode deixar o veículo em outro estacionamento um pouco mais longe. As vezes pode ser mais em conta o preço do que você costuma deixar.

Leve mais o cachorro para passear

Se você não conseguiu se adaptar as duas primeiras dicas e possui um cachorro, não pode falar que não consegue leva-lo para passear. Além de fazer bem para o animalzinho, fará bem a você também.

Procure andar por pelo menos 40 min por dia com ele.

Hidrate-se melhor

Essa dica é essencial não importa a sua rotina. A hidratação é fundamental para o funcionamento do nosso corpo, mesmo se não fazemos exercícios físicos com frequência. A hidratação está relacionada com a eliminação de toxinas do organismo, transporte de nutrientes, metabolismo, sensação de saciedade que ajuda na perda de peso e muitos outros benefícios.

Não há uma regra absoluta da quantidade de água que devemos ingerir, pois depende de vários fatores como: condicionamento físico, peso, idade…

O ideal é que você tenha uma garrafinha durante o dia para ir se hidratando ao poucos. Crie uma meta de tomar 1L até a hora do almoço, mais 1L até o final da tarde e assim por diante. Veja mais dicas para se hidratar aqui.

Opte por alimentos integrais

Alimentos integrais tem uma série de benefícios relacionados a sensação de saciedade, diminuição do índice glicêmico, melhora da função intestinal e outros.

Se você nunca provou esses alimentos, saiba que esta perdendo, além de benefícios a saúde, vários pratos muito gostosos. Fizemos aqui no blog algumas receitas que utilizam esses alimentos, confira aqui.

Consuma menos açúcar e sal

É sabido que nós brasileiros adoramos o sal nos temperos, porém dados mostram que estamos exagerando na quantidade adicionada na alimentação. E isso vale para o açúcar também.

A quantidade de sódio recomendada para uma alimentação equilibrada é de 3g por dia. O brasileiro pode chegar a consumir até 9g de sal por dia. Esse excesso de sal pode trazer maiores riscos no desenvolvimento de pressão alta no longo prazo.

Já o consumo excessivo de açúcar aumenta o índice glicêmico rapidamente, contribuindo para o aumento de peso, resistência a insulina e possivelmente desenvolvimento de diabetes.

Fique atento nas quantidade adicionas desses dois ingredientes nas preparações dos alimentos.

Ao passar a comer menos sal e açúcar seu paladar vai se acostumando e você passa a sentir o sabor natural dos alimentos. Com o tempo você não conseguirá mais comer algo muito doce ou salgado.

Consuma menos produtos industrializados

Seguindo na linha de melhorar seus hábitos, procure quantos alimentos industrializados você consome no dia. Temperos prontos, carnes processadas, salgadinhos, bolachas, refrigerantes, etc

Esses produtos contem muitas substancias químicas como conservantes, aromatizantes, flavorizantes, estabilizantes em sua composição. Não sabemos ao certo tudo o que vai nesses alimentos e os seus riscos no consumo a longo prazo.

Procure diminuir o consumo deles e passe a consumir alimentos naturais como castanhas, frutas, legumes e cereais. Esse hábito irá fazer muita diferença na sua saúde.

Não deixe de seguir o blog para conferir mais dicas como essa e passar a ter mais hábitos saudáveis na sua rotina.

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