Os benefícios do chocolate

Nessa matéria vamos falar sobre os beneficios do chocolate a saúde!

Não, não é mentira. Apesar do chocolate ser muito criticado por suas calorias, ele não é um vilão da dieta. Aliado a uma dieta equilibrada, o consumo moderado de chocolate pode trazer grandes benefícios a sua saúde. Especialmente se for meio amargo. Você já vai entender o porquê.

O chocolate possui uma substancia antioxidante chamada de flavonoides. Essa substancia está relacionada a diversos benefícios a saúde que iremos abordar. Quanto mais amargo é o chocolate, maior a quantidade de flavonoides. Então, ao consumir chocolate, prefira os mais amargos.

Caso o seu paladar não esteja acostumado a esse tipo de chocolate, não tem problema. Vá com calma consumindo diferentes tipos de chocolate, 40%, 50% até chegar ao 70% que é considerado o meio amargo. Confira mais dicas de alimentação aqui.

Benefícios do chocolate

Protege o sistema cardiovascular: O flavonoide encontrado no chocolate estimula o aumento do bom colesterol, o HDL, e a diminuição do colesterol ruim, o LDL – o LDL é conhecido por ser ruim (caso esteja descontrolado), pois pode levar ao entupimento de vasos sanguíneos e problemas no coração, Além disso, os flavonoides ajudam a dilatar as artérias, permitindo melhor circulação do sangue, através da formação do óxido nítrico (NO).

Uma pesquisa realizada observou que o consumo de chocolate amargo com pelo menos 70% de cacau ajuda a prevenir infarto e a reduzir riscos de pacientes com problemas cardiovasculares. É importante ressaltar que este benefício só ocorre quando o chocolate é inserido em uma dieta balanceada.

Reduz riscos relacionados a coágulos: Um estudo demonstrou que os chocolates amargos também promovem alterações na reatividade plaquetária. Isso pode estar relacionado a um menor risco de formação de coágulos de sangue e acidente vascular cerebral. Além disso, o efeito de dilatação dos vasos sanguíneos pode trazer um efeito sinérgico, levando a uma melhor irrigação sanguínea ao cérebro.

Melhora a função cognitiva e humor: Um estudo empírico com voluntários demonstrou que o consumo de alguns alimentos, como o chocolate, pode trazer melhoras nos resultados de testes de função cognitiva. O estudo se baseou no consumos desses alimentos previamente a aplicação dos testes. O grupo que ingeriu os alimentos teve um aumento nos resultados dos testes aplicados.

Agora o efeito sobre o humor eu nem preciso falar sobre resultados de pesquisas. Nós mesmos testamos frequentemente esse efeito!

Brincadeiras a parte, o sabor doce do chocolate promove uma sensação de bem estar e recompensa. Essa sensação é entendida pelo nosso cérebro com a liberação de endorfinas pelo organismo. Já as endorfinas estão relacionadas a sensação do prazer. Além disso, o chocolate também possui triptofano que é um aminoácido precursor de um neurotransmissor chamado serotonina, que está relacionado a manutenção do humor.

Efeitos sobre a TPM: além da manutenção do humor explicado acima, o chocolate pode promover uma melhora nos sintomas da TPM devido ao nosso corpo precisar de mais calorias na fase pré-menstrual. O chocolate e os doces conseguem fornecer estas calorias com mais rapidez. Outro ponto é que o chocolate possui magnésio, que é um mineral que está em baixa no organismos nesse período.

Gostou da matéria? Então não deixe de se cadastrar no blog para acompanhar mais dicas como essa e deixe seu comentário abaixo.

Referências:

  • Intake of Flavonoid-Rich Wine, Tea, and Chocolate by Elderly Men and Women Is Associated with Better Cognitive Test Performance – disponível aqui.
  • Habitual chocolate consumption and risk of cardiovascular disease among healthy men and women – disponível aqui.
  • Cocoa and Chocolate: Science and Gastronomy”—The Second Annual Workshop of the Research Institute on Nutrition and Food Security (INSA): 9 November 2016 – disponível aqui.
  • Dark chocolate effect on platelet activity, C-reactive protein and lipid profile: a pilot study – disponível aqui.

Compartilhe com os amigos!
  • 4
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe um cometário