Emagrecimento saudável

O emagrecimento é um assunto muito discutido atualmente seja por motivos de saúde ou por estética. Somos cercados de revistas, matérias, colegas no trabalho nos falando em como perderam 3 Kg em uma semana. Há sempre uma dieta da moda ou uma receita mágica que em uma semana irá fazer milagres.

Uma dieta que fez você substituir uma refeição no dia por chá ou sucos, pode até fazer você emagrecer em uma semana, mas isso, além de não ser saudável, não terá efeitos por muito tempo. Ao retomar a rotina normal, o seu corpo irá recuperar o peso perdido.

Lembre-se você ganhou peso com o tempo e não é do dia para a noite que vai emagrecer de forma saudável. O segredo do emagrecimento é equilíbrio e disciplina!

Acho arriscado as pessoas que tomam atitudes radicais em relação à alimentação sem uma orientação de um profissional, pois podem trazer prejuízos futuros à saúde. Além disso, não se consegue levar esses hábitos radicais por muito tempo e a pessoa retorna a ganhar peso, gerando frustração e outros problemas psicológicos.

Trilhando o caminho certo

Aí entra o equilíbrio, o que conta muitas vezes na alimentação é a quantidade! Você não precisa ser radical ao ponto de não sair mais com familiares e amigos – para não cair em tentação – e também quando for sair, não precisa comer o bolo todo do aniversário! Não precisa ir tão ao céu nem tão ao mar.

Se na quarta feira depois do almoço você comeu um pedaço de bolo recheado, não precisa ficar se martirizando, o que não pode acontecer é você achar que isso já fez sair totalmente da dieta e pensar “bom na segunda eu volto para dieta”.  Não é assim, aí entra a disciplina! Se pensar que vai retomar a dieta só no outro dia, ou na segunda feira, vai fazer você comer a coxinha de tarde, o pastel no outro dia e vai passar pelo bolo depois do almoço.

Com disciplina você sabe que comeu algo fora do planejado e isso não fará você sair dele o resto do dia. Volte a consumir os alimentos que estavam no seu plano alimentar.

O planejamento é essencial. Vivemos em uma rotina cansativa e chegamos em casa tarde e cansados, depois de um dia muitas vezes estressante e ainda temos que preparar o jantar. Na maioria das vezes vamos optar por algo rápido e que pode não ser saudável ou pedir um fast food que dá menos trabalho ainda.

Pense assim: tem dias que está chovendo, está muito frio ou muito quente e você não quer ir trabalhar e vai porque precisa ir. Então por que com a sua saúde você vai agir diferente? Os dias que você não quer ir à academia ou preparar algo saudável você vai por disciplina, é assim que você insere os hábitos saudáveis na sua rotina. Nenhum começo é fácil, mas com o tempo você verá os resultados.

Se saiu fora da “dieta” não deixe isso acabar com o planejamento alimentar da semana, se vai ter uma festa para ir, se prepare antes sabendo que vai consumir pequenas coisas fora da “dieta”. Faça sem sofrimento e com equilíbrio! Ao menor sinal de preguiça para ir à academia, vá! Tenha disciplina!

Não encare o emagrecimento de forma ruim

O emagrecimento deve estar aliado a uma reeducação alimentar e a prática de hábitos saudáveis. Por isso é tão importante termos a ajuda de um profissional que entenda as suas necessidade e te oriente nesse processo de emagrecimento. Ai que a nutrição entra em campo!

O emagrecimento não pode ser encarado como um sofrimento ou algo que você não consiga por em prática no seu dia a dia. Ele deve estar aliado a hábitos saudáveis, práticas de exercícios físicos e uma reestruturação na forma como você encara a balança. Esses fatores tem que estar alinhados com seus desejos, sua rotina e de forma nenhuma ser um sacrifício interminável.

Falei tudo isso para fazer você perceber que o emagrecimento será uma consequência de uma vida mais saudável!

A ideia do blog é poder te auxilar nesse caminho passando dicas e informações sobre o emagrecimento e como inserir hábitos mais saudáveis na sua rotina. Fizemos uma categoria para ajudar a você a preparar marmitas saudáveis para a semana (veja aqui), assim você otimiza seu tempo no preparo e ainda terá todas as refeições porcionadas, sem chance de cair em tentações!

Ainda temos uma seção de dicas de receitas práticas e saudáveis (veja aqui) que podem auxilar naquele momento corrido do dia que precisamos fazer uma refeição rápida, mas sem comer produtos industrializados.

Não se esqueça de passar com uma nutricionista para te orientar e acompanhar a sua evolução.

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